top of page
Buscar
  • Enfª Carmen Ferreira

Febre no bebé


A febre é um sintoma que nos diz que o nosso corpo está em processo de defesa contra uma infecção, ou seja é um sinal que o corpo está a defender-nos!

Nos bebés o fenómeno da febre é um pouco mais complexo, pois o seu centro de termoregulação ainda não está desenvolvido como o nosso. Por isso, muitas vezes o aumento da temperatura no bebé pode ter inúmeras causas e não estar necessariamente associado a um processo infeccioso.

Causas do aumento da temperatura no bebé:

- Sobreaquecimento (bebés muito agasalhados)

- Vacinas

- Erupção dos primeiros dentes

- Infecções (respiratórias e urinárias, são as mais comuns)

Como medir a temperatura no bebé?

- Rectal

- Timpânica (no ouvido)

- Axilar

Que valores considerar?

Consideramos nos bebés que a temperatura já é alta a partir dos 38ºC. Porém os valores vão variar ligeiramente conforme o local onde fazemos a medição (entre os locais acima referidos existe uma ligeira discrepância de cerca um grau. O método mais aconselhado em bebés mais pequenos é a avaliação rectal.)

Tome nota dos valores de alarme - Temperatura superior a 38ºC para bebés com idade inferior a 3 meses

- Temperatura superior 39ºC se o bebé tiver entre 3 e 6 meses

O que fazer se o bebé tiver temperatura igual/superior a 38ºC

  1. Reidratar (se o bebé já iniciou sólidos deve ingerir água; hidratar as muscosas caso apresente ranho ou expectoração)

  2. Continuar a amamentar (se o bebé ainda não iniciou sólidos deve reforçar a maminha, para além de hidratar reforça as defesas do bebé!)

  3. Sono reparador (qualquer situação de doença requer tempo de descanso para o corpo se reajustar e recuperar. Nestas alturas o bebé pode dormir mais tempo. Certifique-se que ele está fresco e verifique regularmente se está bem. Porém, não é necessário que a criança esteja na cama, devem até ser estimuladas brincadeiras, evitando o excesso de exercício activo)

  4. Arrefecimento corporal e ambiente fresco à volta dos 20 graus (basta retirar algumas peças de roupa em excesso e até mesmo uma brincadeira com água ou um banho podem ajudar a baixar a temperatura corporal e assim evitar estados febris prolongados)

  5. Re-avaliar após algumas horas

  6. Administrar medicação antipirética, conforme indicação médica (apesar de serem de venda livre, pode não ser positivo dar ao bebé terapêutica para baixar a febre pois não temos conhecimento sobre a sua causa, se a criança tem alguma alergia ou até mesmo a dosagem)

Não baixou a temperatura, o que fazer?

- Encaminhar para observação médica e perceber existência de outros sintomas como:

1- Pescoço rígido

2- Respiração anormalmente rápida

3- Sonolência anormal

4- Recusa na alimentação

5-Irritabilidade anormal

6-Vómitos e/ou diarreia persistente

7-Consulsão

8- Ataque de tosse

9- Erupção cutânea vermelho-escuro ou púrpura (que não desaparece)

10- Outros sintomas sugestivos de doença

DICA: Muitas vezes o bebé não manifesta estes sinais tão evidentes, mas como mães e pais sabemos (porque conhecemos!) que o nosso bebé não está bem. Se assim for, não espere pelos sinais acima descritos, confie no seu instinto e peça observação médica.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page