top of page
Buscar
  • Enfª Carmen Ferreira

Sono do bebé


O sono é uma necessidade fundamental para o ser humano. Durante o sono o corpo desintoxica-se e renova inúmeras células e é também durante o sono que são segregadas as hormonas de crescimento nas crianças. Logo, esta actividade é fundamental para a saúde e crescimento do bebé.

O sono no bebé tem características diferentes do adulto e à medida que crescemos os padrões de sono alteram-se segundo diversos factores.

Quando os bebés nascem, não distinguem o dia da noite pois esta aprendizagem vai sendo realizada ao longo do tempo, mas o primeiro mês de vida apresenta muitos desafios para os pais por esta questão.

Um bebé recém-nascido (até um mês de vida) é mais sonolento, pois ainda estão a desenvolver inúmeros mecanismos e efectivamente alguns pais dizem que “parece que só comem e dormem”. É verdade! E às vezes para comer são mais pachorrentos e temos que fazer algumas medidas para os despertar.

DICA para despertar um recém-nascido Para ir à maminha mais desperto pode jogar com o facto do bebé ser mais reactivo ao frio,

- Despindo, pode ir só de fralda à mama

- Tocando no queixo ou no pé se fizer uma pausa muito longa

- Passando uma compressa com água pelos braços ou pernas

Quanto tempo devem os bebés dormir?

- Com um mês de vida: 15 a 17 horas

Não seguidas claro, o bebé neste fase acorda cerca de 2/3 horas para mamar sendo a amamentação em horário livre, não devendo exceder as 4 horas.

Os bebés recém-nascidos precisam de sentir o contacto pele a pele da mãe e do pai para se sentirem seguros e dormirem bem. Por outro lado, eles tiveram 9 meses enroladinhos e apertados no útero da mãe e o berço tem muito espaço… Logo é normal que chorem e não gostem, não favorecendo o descanso.

- Dos 3 aos 6 meses: cerca de 15 horas

O bebé já percebe que é um corpo separado do da mãe e começa a distinguir o dia da noite, sendo importante criar uma rotina. Esta rotina não exige que seja sempre à mesma hora (até porque imprevistos acontecem…), mas por aquele timing todos os dias o bebé depois do tomar banho, ouve o pai a cantar a canção, as luzes e ruídos são reduzidos, vai à maminha e depois adormece quando o irmão conta a historia e dá um beijinho (por exemplo). Esta rotina deve ser adaptada à vossa família e rotinas, mas é importante no sentido de organização do bebé, transmitindo mais segurança para o momento do sono.

- Depois dos 6 meses: 10 a 14 horas

Nesta fase o bebé já se adaptou às rotinas, brinca durante o dia e precisa de fazer 2 a 3 sonecas para recuperar.

Nesta fase começa a introdução de sólidos, pelo que é mais um desafio para o bebé. Muitas vezes a alimentação vai influenciar a qualidade do sono do bebé, pois se introduzirmos à noite alimentos processados, com açúcar e de digestão difícil o bebé pode ter dificuldade em adormecer ou até mesmo um sono pouco tranquilo acordando muitas vezes.

TOME NOTA:

Para relaxar o bebé pode fazer festinhas na cabeça e segurar as mãos, pois aumenta a segurança e bem-estar no bebé.

Repetir a mesma canção todas as noites também ajuda ao bebé a reconhecer aquele momento como tranquilizante.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page