"Vou ter uma cerimónia brevemente e quero começar a extrair leite para dar ao meu bebé, como de
- amamentarcomamor
- 31 de jan. de 2014
- 4 min de leitura

A extracção de leite pela bomba influencia sempre a produção de leite (normalmente aumenta, contudo há mães que ficam tão preocupadas no momento da extracção que se verifica que bloqueiam o reflexo da oxitocina e não sai tanta quantidade de leite). Se for um uso pontual, os efeitos não serão tão sentidos pelo seu corpo.
Deve ser um procedimento utilizado mesmo quando a mãe está impossibilitada de estar com o bebé, pois não substituí a essência da mamada na realidade.
Mas é sempre melhor oferecer o seu leite do que um artificial!
Pode começar com calma a preparar o seu "banco de leite" 5 dias antes antes do evento, pois se deixar para a véspera vai estar mais stressada e pode não ter "volumes" suficientes. Aproveite todos os bocadinhos, mesmo que no início só saia 30ml ou 100cc...
ATENÇÃO:
1- a quantidade de leite que é extraída pela bomba não é exactamente igual àquela que o bebé mama, pois há sempre um discreto factor inibidor quando aplicamos a bomba por ser um método pouco natural, o nosso corpo sabe e sente isso, logo não libertamos tanto leite quanto na realidade o fazemos com o nosso bebé.
2- Não existe uma previsão para o volume que deve retirar, depende da altura do dia e se o reflexo da oxitocina está activo, vão aqui umas dicas!
Melhor momento para retirar leite
- Após a mãe acordar (pois produzimos mais leite durante a noite, o que vai aumentar o volume de leite extraído)
- Algumas mães aproveitam enquanto o bebé está a mamar e fazem ao mesmo tempo a extracção de leite na outra mama com a bomba (a logística pode ser mais complexa). Ou então, no fim da mamada, pois a oxitocina natural libertada pela mamada ainda está em curso e sai mais facilmente o leite.
- Devem estar calmas, relaxadas (algumas mães referem que no banho da manhã já estão a "pingar leite" e aproveitam este momento para retirar), em contacto com o bebé ou perto dele para activar o reflexo.
- Aplicação de quente + massagens circulares na mama antes e durante a extracção, podem ajudar a libertar oxitocina e aumentar o volume de leite.
Se não conseguir extrair de imediato o leite após a mamada,pode extrair mais tarde e após uma hora todo o leite volta a ser reposto na mama,pelo que depois pode oferecer ao seu bebé normalmente, seguindo o mesmo esquema de alternar as maminhas.
Em média um bebé demora a desencadear o reflexo de ejecção de leite em 54 segundos. Enquanto que uma bomba pode levar 4 minutos.
Por isso não se preocupe se o início for mais demorado é normal, quanto mais relaxada estiver melhor!
Vá montando a bomba com calma um dia... percebendo como funciona.
Frequência da extracção
Quando já tiver o volume pretendido pode parar (3/4 do recipiente).
Podemos chegar a extrair cerca de 50-80-150ml, que é mais do que suficiente para o bebé. Se ficar com mede de ser insuficiente o seu bebé vai pedir a próxima mamada mais cedo e compensa.
Mais uma vez, guarde todos os "bocadinhos". Por vezes o bebé pode querer mais, a mãe pode se atrasar no evento, ou o leite entornar... Mãe prevenida sempre!
A extracção pode levar a um ligeiro ingurgitamento, porém se começar a sentir a mama mais cheia, nódulos dolorosos, pode parar um/dois dias e realizar aplicação de quente + drenagem MANUAL de ambas as mamas no fim das mamadas.
(vigiar sinais de alarme de mastite!)
A drenagem MANUAL também pode ser usada para recolher leite, pode demorar mais tempo e é necessário um recipiente para colectar o leite com uma abertura larga. Mas também é possível armazenar esse leite da mesma forma que o retirado pela bomba!
Armazenar leite
- frigorífico: 24h a 72h ou congelador: 3 a 6 meses (verifique as estrelas)
A DGS tem um documento onde mais especificamente descreve os tempos com mais detalhe.
- Identificar a data da extracção do leite.
- Colocar no local do frigorífico/congelador destinado somente aos leites, para não haver contaminação com outros produtos vindos do supermercado (ovos, iogurtes, legumes...).
[Pode armazenar em biberão ou nos sacos de congelamento, o que lhe der mais jeito.]
Problemas comuns
- A dor durante a extracção não é normal, verifique se o mamilo está bem centrado.
- Adapte o vácuo da sucção e ritmo para se sentir melhor, sem desconforto.
Efectue a extracção até o fluxo de leite parar/diminuir (temos sempre leite residual na mama, não espera até ver a ÚLTIMA gota). Não são necessárias maratonas de 45/60 minutos!
NOTA:
- Se vai sem o bebé para o casamento, pode ter necessidade de extrair leite durante a cerimónia, pois as maminhas podem ficar mais cheias nesse dia que passará sem o bebé. antes de sair ofereça a maminha e vá preparada para ter que extrair o excesso nesse dia - umas conchas para absorver o leite e não sujar, ou uma encharpe mais comprida caso suje temporariamente o vestido com umas gotinhas que possam sair de leite... o glamour da Maternidade! :)
- Experimente uns dias antes com o seu leite, o pai ou avós oferecem o seu leite mas no biberão (sem a mãe estar presente na sala) como se fosse uma brincadeira, para o bebé tomar contacto com esta realidade.





Comentários