top of page
Buscar
  • Enfª Carmen

Quando introduzir alimentos sólidos? (Parte I)

Este é um passo importante no desenvolvimento do bebé e vão surgir muitas dúvidas: - Quando devo começar?

- Como começar?

- Que quantidade de comida devo servir?

- Como combinar diferentes alimentos?

- Existem métodos diferentes para alimentar o bebé?

- E se o meu bebé não gostar da minha comida?

Isto não será propriamente uma tese de mestrado… mas tem muito que se lhe diga! Convém estarem informados para compreender melhor esta etapa e ajudar o bebé a desenvolver-se bem através de boas opções nutricionais.

  • Como começar? Primeiro determinar se o bebé está pronto para os sólidos:

A Orgnização Munidal de Saúde recomenda o aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses, porém pode ser antecipado aos 4 quando o bebé perdeu peso ou a mãe tem que ir trabalhar mais cedo que o previsto.

Contudo, não há uma idade exacta para determinar que o SEU bebé já está apto a comer. (independentemente do que a sua sogra ou cunhada diga…OK? Cada bebé tem o seu ritmo!).

Aqui o bebé tem todo o poder, pois conforme o seu desenvolvimento assim será melhor aceite esta nova rotina, ou não!

Observe e ouça o seu bebé! Veja os sinais…Eles vão dizer-lhe se está pronto! Se isto de ver os sinais parecer algo muito exotérico e pouco obvio, não se preocupe! O seu bebé um dia vai tirar a comida do prato de alguém para provar! ESTE É O SINAL- AMEN!

Deixo um questionário super simples para ajudar a descobrir se o seu príncipe ou princesa já deverão iniciar o banquete digno de um rei bebé! (se assinalar 3 ou mais opções é sinal que pode avançar com as experiências gastronómicas!)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page