top of page
Buscar
  • Enfª Carmen Ferreira

Primeiros dentes: higiene oral do bebé


Hoje falámos com a Dra Sara Rosário, higienista oral, para esclarecer algumas dúvidas dos pais em relação aos dentes dos vossos pequeninos.

1- Quando começar a fazer a higiene oral do bebé?

R: É importante desde cedo iniciar a higiene oral do seu bebe, mesmo antes do aparecimento dos seus primeiros dentes. A higienização da caviade oral deve ser efectuada após as mamadas, iniciando e permitindo assim os bons hábitos de higiene oral.

2- Como fazer e porquê?

R: Utilizando uma gaze embebida em água. Após a erupção dos primeiros dentes de resíduos (de leite) é indicado a utilização de uma dedeira de silicone ou uma escova macia com a cabeça pequena de preferência, sem pasta ( pois ainda nesta fase o bebe não consegue cuspir o excesso de pasta, podendo prejudicar mais tarde a dentição permanente, com a ingestao excessiva de fluor). Se usar com pasta a quantidade deverá ser igual ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebé.

3- Materiais e utensílios necessários?

R: Gaze - antes da erupção dentária Dedeira de silicone ou escova macia com cabeça pequena Pasta de dentes adquada à idade ( existe pastas para crianca com menos flúor do que as de adulto) Fio dentário - assim que houver espaços interdentários 4- Como fazer a vigilancia da saúde oral? com que periocidade?

R: Quando sugirem os primeiros dentes, que ronda os 6meses de idade do bebe, deve leva-lo à sua primeira visita ao dentista/higienista e a partir daí ser seguido de 6/6meses. No entanto, é importante que antes dos 6meses de idade o seu bebé o acompanhe nas suas consultas ao dentista/higienista, pois vai-se habituando aos barulhos e familirizando com o ambiente clínico, facilitando assim as suas futuras visitas. 5- Que problemas de saúde podem advir da falta de higiene oral?

R: As situações mais comuns são a presença de cárie. Na fase em que o bebe ainda mama a presenca de carie de "biberão" é infelizmente comum , sendo provocada principalmente pela alimentação nocturna da criança seguido de longos períodos sem a higiene oral necessária. Outras causas da cárie, são o consumo excessivo de açucares. A carie pode causar dor, halitose (mau hálito), deficiência na mastigação e fala e afecta a estética. TOME NOTA: É importante que saiba que a carie é uma doença infecciosa e por isso, deve evitar: soprar a comida do bebé, comer do mesmo talher e beijar na boca do bebe (para não tansmitir microorganismos que agavem a situação). No póximo post falaremos dos primeiros dentes, sintomas e como aliviar o desconforto! Estejam atentos e sorriam muuuuuuito! :)

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page