top of page
Buscar
  • Enfª Carmen Ferreira

Como introduzir os alimentos sólidos? (Parte II)

Depois de saber se o seu bebé está preparado para iniciar os alimentos sólidos (veja aqui o quiz: http://amamentarcomamor.wix.com/amamentarcomamor#!Quando-introduzir-alimentos-sólidos-Parte-I/c1nnr/55ed5d8c0cf20cc524a22a92) é necessário saber como começar este processo.


1- Primeiro alimento: Há que decidir que alimento irá optar primeiro, da listagem permitida.



Tome nota: tudo que seja doce à partida torna este processo num bom começo


Não há um puré certo ou errado, temos que experimentar para adaptar ao nosso bebé! Por uma questão de alergias alimentares, é aconselhável nesta fase inicial, oferecer os purés só com um/dois alimentos, e mais tarde variar as combinações.




Segue-se uma listagem de possíveis combinações:

- Maçã com um pouco de canela

- Cenoura

- Abacate esmagado

- Cereal de arroz

- Cereal de aveia

- Cereal de quinoa

- Banana esmagada

- Batata-doce


2- Utensílios:

- Colher adaptada a bebés

- Pratos pequenos e com fundo

- Cadeira com suporte para o bebé comer

Ok… então já têm o puré cozinhado, a colher e a tijela fantásticos…. E agora?

3- Em que período introduzir o alimento? A introdução do novo alimento deve ser realizada no período da manhã (meio da manhã ou almoço – conforme a vossa rotina e disposição do bebé) nas duas primeiras semanas, de modo a que o processo de digestão seja mais fácil (pois o seu pico de bom funcionamento ocorre pelas 12horas) e não atrapalhe o sono.

Primeiro dê um pouco de maminha antes de começar este processo (meia hora antes), pois não queremos que o bebé comece a nova experiência com fome e irritado.

Até pode ir dando maminha alternando com a papa.

Não espere que ele coma logo tudooooo do pratinho!

4- Como começar? Comece com 1 a 2 colheres da papinha (previamente aquecida – NUNCA no microondas!) de forma gentil e na lateral da boca (uma vez que eles ainda não têm a capacidade de abrir a boca como os adultos perante uma colher). DICA: Coloque um pouco do puré que realizou na tijela do bebé e o resto pode armazenar (mas não use todo de uma vez pois os microrganismos da saliva do bebé, quando volta a colocar a colher na tijela, vão permanecer nessa comida e proliferar)

Experimente então colocar um pouco do alimento na colher na lateral da boca e veja a reacção do bebé. Vai perceber logo se ele está nessa onda ;) Se o bebé agarrar a colher na tentativa de querer mais alimento, fantástico! Se ele largar a colher e ficar a saborear a comida… Yupie! Se por acaso nenhum dos cenários acontecer e o bebé fechar a boca e não achar muita piada, não desespere e não force… com calma ele vai se adaptando! Veja se ele está interessado em brincar e explorar a textura da comida! Se não estiver, guarda a papa e tente no dia seguinte.

TRUQUE: Por vezes começar a papa experimentando oferecer um pouco no seu dedo (previamente lavado) pode ajudar a despertar o interesse e é menos assustador para o bebé que a colher. Isto não vai ser um processo LIMPO! Okay….? Quanto mais os bebés gostam da comida

mais vão querer explorar com as mãos, na cara, na roupa… na parede! etc..

DICA: tenha ao pé de si, para além do babete, algumas toalhitas ou panos de cozinha – prepare-se porque a “Guerra vai começar!”

5- Que quantidade oferecer?

Comece por oferecer 2 colheres num dia… depois vendo a reacção aumenta o número de colheres. Se ele ainda tiver fome ofereça a seguir maminha!


Após alguns dias pode aumentar o volume de comida, mas este aumento deve ser de uma colher progressivamente.


Lembre-se que as calorias e nutrientes principais vêm da maminha e neste momento o que queremos é facilitar a transição para a ingestão de sólidos e não começar logo com um banquete!

6- Alergias: Se a qualquer momento da introdução de novos alimentos notar ou desconfiar de alguma intolerância ou reacção alérgica como: borbulhas na pele, pele muito vermelha (rush cutâneo), comichão, falta de ar, diarreia e/ou vómitos, deve parar e procurar um profissional de saúde!

No próximo post vamos aprofundar os alimentos segundo a idade do bebé, a sua combinação e quantidade… Vão ter direito a umas receitinhas! Estejam atentos para mais informações sobre este tema!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page