top of page

Primeiros Dentes

  • Enfª Carmen Ferreira
  • 12 de set. de 2015
  • 1 min de leitura

Os primieros dentes são sempre uma fase muito inquietante para os pais, porque traz consigo algumas alterações no bem-estar do bebé que precisamos estar atentos. A Dra Sara Rosário, higienista oral, responde-nos hoje a outras questões deste âmbito:

Quando surgem os prrimeiros dentes?

R: O aparecimento dos primeiros dentes ronda os 6 meses de idade. A dentição decídua (de leite) está completa aos 3 anos de idade com um conjunto de 20 dentes.

Que sinais e sintomas podem indicar que estão a surgir os primeiros dentes:

R: O nascimento dos primeiros dentes poderá ser uma fase menos serena para o seu bebé.

Poderá vereficar-se episódios de irritabilidade e perda de apetite.

É comum nesta fase ocorrer uma hipersalivação (o bebé baba-se mais), hipersensibilidade dos tecidos orais levando a que o bebé tenha vontade de levar coisas à boca.

Por vezes, os bebés até têm mesmo um episódio pontual de diarreia e costuma ficar com assadura.

Outros sinais presentes são: eritema, comichão e inchaço.

O que fazer para alivio dos sintomas?

R: Para atenuar os sintomas poderá:

● Oferecer mordedores para o seu bebé mordiscar e experimentar pôr os mordedores no frigorífico durante um tempo, alterando a temperatura para mais frio ajudando a amenizar o desconforto;

● Optar por uma dieta fria - gelados de leite materno, por exemplo.

● Efectuar uma massagem gengival com uma dedeira com ou sem um gel próprio(por exemplo o Bálsamo Primeiros dentes da Mitosyl à base de hortelã sem outros ingredientes tóxicos), indicado pelo odontopediatra;

● Em casos mais graves, visite o seu pediatra caso seja necessário receitar medicação (analgésicos) Vamos sorriiiiiiiiiir muito! :)

 
 
 

Comentários


bottom of page