top of page
Buscar
  • Enfª Carmen Ferreira

Desconfortos da gravidez.... que ninguém fala


De facto, na gravidez ficamos mais bonitas, a nossa barriguinha é o centro das atenções, estamos com uma pele fantástica e irradiamos luz… As hormonas ajudam-nos a ficar assim! Mas o que quase ninguém fala é que “não há bela sem senão”… Existem alguns desconfortos associados ao longo das 40 semanas que os filmes não nos dizem (para além dos enjoos, que isso caracterizam muito bem em Hollywood)!

Falo de outros desconfortos que não pensaria sequer passar por eles nesta fase de glamour. (Nada de vergonhas e diminuição da nossa confiança!!!) A boa notícia é que fica a saber hoje quais são e como pode preparar-se devidamente para eles.

- Alterações intestinais: é normal que o período da gravidez seja mais propenso a este tipo de alterações, devido à parte hormonal e ao facto do vosso bebé ocupar um espaço que antes o intestino tinha livre. É comum acontecer prisão de ventre, gases e até mesmo aparecer hemorroidal (visto que a parte muscular do períneo vai estar com um peso extra e as fezes duras pode provocar a saliência do esfíncter).

DICA: Muita água e fibras, para tornar as fezes moles (frutas, sementes, legumes e verduras). Caminhadas regulares para promover movimentos intestinais e próbióticos (reforçam a imunidade e ajudam o intestino a ter “alimento” para as bactérias boas).

- Alterações na sudação: Com a gravidez podemos estar com 5ºC que temos calor! Sim, é verdade as grávidas têm sempre mais calor e transpiram mais do que o habitual antes da gravidez! Devido ao aumento ligeiro de peso e, claro, às nossas amigas hormonas.

DICA: Usar roupas arejadas e largas, reforçar a ingestão de água. Não se expor nas horas de maior calor.

- Aparecimento de pêlos em locais incomuns: Durante a gravidez vai notar que o seu cabelo fica mais grosso e volumoso (yeah!), todavia vai ser normal começar a ver pêlos em partes do seu corpo, onde antes não havia, nomeadamente nos seios ou face. Pois é, as nossas hormonas gostam de pregar partidas.

DICA: Eles acabaram por cair! Sobressaia outros atributos seus, ninguém vai reparar!

- Corrimento vaginal: é normal que tenha um pouco mais de fluxo nesta fase e com cheiro ligeiramente diferente. Completamente normal!

SINAIS DE ALARME: perda de líquido (pode ser bolsa de águas e, portanto, deve consultar um profissional de saúde), cheiro fétido, comichão intensa ou perda de sangue.

DICAS: Fazer higiene íntima com água (não abusar nos produtos de limpeza de higiene íntima, pois pode retirar a flora bacteriana má e também a boa! Equilíbrio Lady´s!) de forma regular e secar muito bem. Se usar pensos higiénicos diários mudá-los regularmente. Não tomar banho de imersão em locais que não conheça (pode originar infecções vaginais). Leve sempre o seu lenço de papel para higiene quando utilizar uma casa de banho pública.

- Incontinência: Com o aumento de peso do bebé sob a bexiga é comum esta situação! É claro que ajuda ter um bom reforço muscular prévio. Contudo, se o bebé der pontapés na bexiga não se sinta aquela senhora do anúncio das fraldas Lanidor… é normal!

DICA: Ter uma cueca extra na mala; fazer exercícios de Keagel para reforçar a musculatura do períneo antes, durante e após a gravidez.

(E rezar que o seu bebé não queira ser o próximo Cristiano Ronaldo em cima da sua bexiga...)

- Segregar gotas de leite: Esta situação é comum no final da gravidez e nada que ficar embaraçada, pois é um óptimo sinal que a sua carreira como mãe que amamenta está prestes a começar!

DICA: Pode usar um sutien mais almofadado nesta fase final da gravidez ou usar discos de amamentação (até ficamos com o decote mais compostinho!).

- Aumento da pigmentação da pele: Vamos ficar mais morenas… mas só em alguns sítios!

O mamilo e a vagina ficam mais escuros e linha alba (na barriga) fica mais visível – principalmente nas morenas. O mamilo torna-se mais escuro para ajudar o vosso bebé na amamentação, pois ele reconhece formas esféricas e a preto e branco.

DICAS: Usar protecção solar factor 50+ regularmente - não evita esta pigmentação, mas protege a sua pele.

- Alterações de humor: Não é só no pós-parto, começa logo no aquecimento no pré! A gravidez é um processo exigente e que nos deixa assustadas e, claro, as hormonas não ajudam.

DICA: Exercício físico adaptado à vossa condição, pois ajuda a libertar endorfinas que nos fazem sentir bem-dispostos. Apostar em alimentos ricos em ómega-3 (salmão, frutos secos, por exemplo) e magnésio (bananas!) reforçam o sistema nervoso, assim como a vitamina D (apanhar solinho!), descansar bem e umas boas risadas com as amigas vão ajudar-vos a sentirem-se melhor e mais confiantes. Apostar em massagens e actividades que vos dêem prazer!

- Comichão: nos mamilos, na barriga… é a pele a “esticar”. A produção de colagénio, nesta fase, está a pique, mas às vezes não consegue acompanhar a velocidade de crescimento das nossas barriguinhas.

SINAIS DE ALARME: comichão persistente nas mãos e barriga, aparecimento de pápulas ou eritemas (procurar avaliação clínica).

DICAS: hidratar bem a pele da cara e do corpo, para evitar estas comichões. Pode, inclusivamente, colocar óleo de cocô na sua pele, tem um efeito antibacteriano e antifúngico, além do que é super hidratante para a vossa pele (e a do bebé)! Espero que estas dicas sejam úteis para vocês e que aproveitem o melhor desta fase!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page